Saúde na Primavera com Ayurveda

A primavera é uma época de novos e potenciais começos, com a natureza, abrindo o caminho... :)
Na mudança de estações, o nosso corpo pede um diferente tipo de alimentação e modo de vida para se manter em equilíbrio. Terapias corpo-mente como o Ayurveda ou o Yoga ajudam-nos a naturalmente fazer estas mudanças.

Na Primavera os dias ficam mais longos, o tempo começa a aquecer, sendo que o dosha kapha(elemento terra e água) esteja acumulado no nosso corpo devido ao frio e humidade do Inverno.

Agora é a altura ideal para reduzir a acumulação de kapha no nosso organismo, bem como o excesso de peso e prevenir as gripes/constipações e alergias da Primavera.

Dicas para se sentir bem nesta Primavera:

- Acorde cedo, de preferência 7h o mais tardar, dormir até tarde irá agravar o dosha Kapha. Faça uma massagem com óleo de sésamo ou girassol morno, seguido de um duche morno. A massagem seca na pele é excelente para a estimulação da linfa e reduzir a celulite. Movimentos em direcção ao coração ajudam na eliminação dos fluídos. As saunas podem ajudar muito na eliminação do excesso de secreções.

- Pratique exercícios vigorosos de modo a que a linfa se movimente no corpo, prevenindo problemas de congestão. È também uma das melhores formas para estimular uma digestão lenta, ajudando desta forma na desintoxicação. Faça a sua prática de yoga dinamica e estimulante. A saudação ao sol é o ideal, devida ao aumento de calor no corpo, trabalhando os musculos principais. Kappalabhati Pranayama é também muito eficaz de forma a criar calor interno e queimar toxinas.

- Uma dieta Ayurvédica de acordo com a Primavera, recomenda sabores amargos ( ex. ervas como o dente de leão), bem como picantes (ex. cha de gengibre fresco) e adstringentes (ex. lentilhas, ervilhas..). Estes sabores abrem os canais de eliminação, limpando o excesso de muco e líquidos do corpo. Reduza os sabores doces, azedos e salgados porque agravam o o dosha Kapha, o que pode causar retenção de líquidos nesta altura. Reduza os alimentos crus e frios, dando preferência a alimentos mornos, levemente cozinhados. Os alimentos como a quinoa, millet e cevada reduzem Kapha.

- Use um pote de neti para uma limpeza nasal com água morna salgada, isto não só ajuda a prevenção de gripes/constipações e alergias, mas irá melhorar consideravelmente o Pranayama.

- Para a gripe e constipações da Primavera, a ingestão de alimentos leves, mornos e simples enquanto descança ajuda na desobstrução das mucosas. A sopa é o ideal, evite os produtos lacteos, doces, fritos, pão fermentado que aumentam a congestão. Cha de gengibre fresco, especialmente com mel adicionado quando arrefecido é excelente. O mel cru limpa as mucosas e reduz kapha devido ao efeito de aquecimento, limpeza e secagem dos canais. È o melhor adoçante para os tipo Kapha e é optimo para se usar na Primavera.

- A ajuda das ervas: Chywanprash é um delicioso preparado de ervas Ayurvédico para impulsionar o sistema imunitário e fortalecer os pulmões.
Para constipações persistentes, experimente trikatu (gengibre, pimenta preta e pimenta longa) que seca o muco e limpa as mucosas. Não deve ser tomado na gravidez ou com um Pitta agravado(ex. azia ou hiperacidez). Use muito açafrão e pimenta preta nos seus cozinhados – tem um efeito e propriedades antivirais, antibacterianas e podem ser usados em determinadas doses médicas, no tratamento de todas infecções do trato respiratório.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...