Abhyanga

Abhyanga significa em sânscrito untar, friccionar com óleo, e tem como objectivo melhorar a circulação sanguínea, facilitar a remoção das toxinas dos tecidos, aliviar o cansaço físico e mental, reduzir o stress, fadiga, insónias, estados de desanimo, aumentar o funcionamento do sistema musculo esquelético, reduzir o peso do organismo e promover uma sensação de leveza, auxiliar o desenvolvimento de um corpo saudável, ajudar na recuperação dos tecidos do corpo, actuar nos sistemas: linfático, digestivo, locomotor, respiratório, circulatório, neurológico e é sobretudo uma massagem de rejuvenescimento. Esta massagem estimula os cinco sentidos.

A massagem Abhyanga aumenta a circulação dos fluidos vitais e as trocas a nível celular. Alguns estudos científicos demonstram que há um aumento da circulação sanguínea nos tecidos durante a após a fricção e a massagem. Também ficou demonstrado que há um aumento das células vermelhas após a massagem. Da mesma forma, a circulação linfática também aumenta. Os resíduos e toxinas, tais como ácido láctico nos músculos, são removidos, tornando-os mais relaxados.
Na Ayurveda a massagem é recomendada como prática diária. Assim como seguimos rotina de comer, dormir e se exercitar, deve-se receber massagem para ajudar a eliminar as toxinas do corpo.
Em Ayurveda acredita-se que dores são causadas pela obstrução do fluxo de prana (energia vital) pelos canais siras. Na massagem calor é gerado pela fricção que faz com que ares do corpo (vayu) se expandam e se movam. A circulação desse vayu pelos siras alivia as dores e tensões.
Abhyanga promove uma respiração mais profunda e natural. Nutre os 7 dhatus (tecidos) e equilibra os três doshas. Feita regularmente relaxa os músculos, nervos, articulações, actua directamente nos sistemas linfático, sanguíneo e nervoso, estimulando também o sistema digestivo. Aumenta a imunidade, melhora a digestão e promove um sono mais profundo e tranquilo. Remove o stress e tensão dando mais vigor e vitalidade, ajudando assim no processo de rejuvenescimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...