A importância do Toque e da Massagem


O corpo armazena emoções, sentimentos e reflecte nosso estado emocional



A importância da Massagem e do Toque Humano não pode ser exagerada. O toque humano é vital para o crescimento e desenvolvimento. A massagem tem sido utilizada ao longo dos séculos em muitas e diferentes culturas. O seu mais recente ressurgimento só serviu para solidificar o seu importante papel na saúde e bem-estar global.

O toque é uma forma primária de contacto, conhecimento e comunicação. Tocar é um modo natural de estar em contacto. O toque vai onde as palavras não alcançam..

O toque sempre foi uma parte vital da humanidade.
O toque é um dos cinco sentidos do Homem. Cada um dos cinco sentidos são extremamente importantes, não só por nos permitir fazer ligações cognitivas com o mundo, mas para nos proporcionar uma vida emocional extremamente rica.
Sensações e emoções definem-nos como indivíduos e tornam-nos únicos. Permitem-nos viver a vida na sua totalidade. Todos nascemos com uma necessidade natural de contacto físico. O toque é extremamente importante para a nossa saúde e bem-estar físico e emocional. Estudos revelam que a terapia do toque, nomeadamente a massagem contribui para um saudável desenvolvimento físico e social nas crianças. O recém-nascido tem a mesma necessidade do toque como pela comida. Da mesma forma os adultos precisam disto, quer o reconheçam ou não.
De facto o toque é mais do que uma forma de nos mantermos saudáveis, é uma forma de comunicação. A nossa fala não é a nossa única de comunicação como podemos pensar. Comunicamos também através de sinais, (visuais), através do toque, mesmo através dos odores, (as reacções químicas no nosso corpo dizem mais ás outras pessoas do que aquilo que falamos). O toque, de facto, é a nossa primeira linguagem, a linguagem do recém-nascido e pode dar mais informação que a comunicação verbal, porque expressa informação que não pode ser comunicada de outra forma.
O nosso corpo trabalha muito para nós, todos os dias da nossa vida. Esperamos que o nosso corpo nos sirva durante anos, anos que por sua vez são muitas vezes repletos de noites mal dormidas, pouco exercício, uma má alimentação, poluição no ar e na água e muito stress. Contudo quantas vezes prestamos atenção aos sinais de desgaste que o nosso corpo nos envia através de uma dor nas costas, ombros ou pescoço? 
As terapias de massagem são um convite para nos reconectarmos com o nosso corpo. Isso significa uma oportunidade de nos Sentirmos verdadeiramente com o nosso corpo. A nossa saúde e o nosso bem-estar irá melhorar consideravelmente e os níveis de stress diminuir. Tornando-nos mais produtivos, mais felizes.:) Melhorará sem dúvida a nossa qualidade de vida!
Uma boa massagem vai afectá-lo em todos os níveis do seu Ser. Fisicamente, seus benefícios são o relaxamento e a tonificação dos músculos; o estímulo ao fluxo venoso do sangue; o aumento do nível de hemoglobina; o incentivo ao fluxo linfático; e o alongamento do tecido conjuntivo das articulações. A massagem holística também afecta os centros de energia, ou chacras do corpo subtil. No nível mental, a massagem não apenas alivia o stress e a ansiedade, mas também o ajuda a tornar-se mais consciente do seu corpo como um todo, das partes com que você entra em contacto, e das que são percebidas como excluídas. Quando tenha percebido onde se situam os seus bloqueios de energia, poderá dar inicio à tentativa de integração do seu corpo e, ao ser desenvolvida uma imagem de si mais positiva, poderá assumir a responsabilidade por sua própria felicidade e saúde.
Uma massagem cuidadosa gera sensações de bem-estar, confiança e alegria. Também pode liberar grande energia. A massagem, ao transformar hábitos crónicos de acção e reacção, também efectua uma mudança profunda na postura e na expressão facial.
Ao nível espiritual, é difícil descrever os benefícios da massagem, porque estamos a falar de algo que é intrinsecamente indefinível: a essência, a força vital, o Todo que é superior à soma de suas partes. Não é raro, que tanto o doador como o receptor atinjam um estado de maior percepção, de presença no momento, semelhante à experiência da meditação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...