Cabelo & Ayurveda

Yoga Journal Brasil Bem-estar Beleza Saúde até a última ponta


Saúde até a última ponta

Tenha cabelos lindos e saudáveis sempre



O grande guerreiro Virabhadra, personagem evocado em quase todas as aulas de Yoga nas posturas do guerreiro (virabhadrasana), nasceu dos cabelos de Shiva, num acesso de raiva do Deus hindu. Nossos cabelos, dos meros mortais, não dão origem a grandes heróis, mas podem ser bem fortes e saudáveis.
O dermatologista e presidente do Insituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, Dr. Valcinir Bedin explica que os “cabelos são hastes protéicas formadas por queratina (dureza) e melanina (cor). Servem para ampliar a área de contato corporal e para proteger a cabeça dos raios solares”.
A beleza dos cabelos, que é reflexo da saúde geral do corpo, começa com um estilo de vida saudável e, principalmente, uma alimentação equilibrada. Como os cabelos são formados por aminoácidos, vitaminas e sais minerais, uma alimentação rica nessas substâncias – especialmente em sais minerais - é indicada para manter os fios saudáveis. Para os carnívoros, as carnes vermelhas, ovos e frutos do mar ajudam bastante. Já os vegetarianos podem tirar essas substâncias do leite, cereais integrais e vegetais folhosos.
Segundo o Ayurveda, os cabelos também têm dosha específico e os cuidados devem ser de acordo com o biótipo do cabelo. A terapeuta ayurvédica Cristiane Ayres explica as características dos diferentes tipos de cabelos:
Vata: cabelos quebradiços, sem nutrientes, sem brilho, secos, pouca quantidade, pontas duplas e com textura fina;
Pitta: cabelos oleosos, queda de cabelos, caspa, seborréia, couro cabeludo sensível e também com textura fina;
Kapha: cabelos em grande quantidade, grossos, ondulados e com brilho, geralmente tem tendência a cabelos normais.
Os problemas capilares também podem ser classificados como distúrbio de cada dosha. Segundo Dr. Bedin as principais reclamações são, dos homens, a queda dos cabelos e das mulheres, além da queda, temos queixas como mudança na forma da haste, rarefação ou mudança da oleosidade do couro cabeludo. A queda dos cabelos é um distúrbio tipicamente pitta, assim como caspas e cabelos brancos. Oleosidade excessiva pode acontecer por um distúrbio kapha ou pitta. Já uma mudança no tipo de cabelo é característico de quem está com algum distúrbio. Uma pessoa pitta, por exemplo, que tem cabelos oleosos e passa a ter cabelos ressecados e quebradiços está, provavelmente, com um distúrbio vata.
Os cabelos também envelhecem. “Dependendo da raça (brancos antes dos amarelos e estes antes dos negros) os cabelos vão ficando brancos por um processo chamado de apoptose”, esclarece Dr. Bedin “que é a morte celular programada dos melanócitos (que dão a cor aos cabelos). Vão também perdendo um pouco de queratina, ficando mais finos e ralos com o passar do tempo”. Essas informações coincidem com as características de um cabelo mais vata, já que o envelhecimento é o aumento deste dosha no organismo.

Mais verão
Os cabelos também sofrem os estresses das altas temperaturas que estão por vir. “No verão os cabelos se desidratam e criam um campo elétrico chamado de eletricidade estática, o que os leva a se repulsarem, dando a idéia de espigados”, esclarece Dr. Bedin. O especialista aconselha o cuidado de manter os cabelos hidratados e limpos e usar algum tipo de produto que forme um filme protetor em volta dos fios, como os que têm silicone. Mantê-los protegidos do sol é a dica que Cristiane dá, principalmente usando um chapéu.
Outras dicas da terapeuta (úteis para todas as estações do ano) são:
- Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo; (biologico de preferencia)
- Não coloque xampu diretamente sobre a cabeça, misture sempre com um pouco de água;
- Faça massagem sem usar as unhas, somente as pontas dos dedos, pois pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda;
- Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores, sempre!
- A água quente abre as cutículas dos fios, portanto prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria, ela ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos;
- Mantenha o secador a uns 15 a 20 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média, nunca quente;
- Não deixe muito tempo o cabelo preso, somente quando tiver contato com muita poluição ou agressões climáticas. 
Cristiane Ayres
Kris_ayres@hotmail.com
Dr. Valcinir Bedin
www.doutorbedin.com.br


Saúde dos cabelos segundo o ayurveda
Por Gil Khel e Maíra Duarte

Na Índia os cuidados especiais com os cabelos fazem parte da rotina diária da população. Eles são um ícone que representa beleza e saúde.
Caso esteja reclamando de cabelos secos, observe se o intestino está preso, a pele ressecada, as unhas quebradiças e a mente agitada. Se tem excesso de caspa e irritação no couro cabeludo, repare se sua língua tem uma cobertura amarelada e fique mais atento à qualidade e quantidade dos alimentos apimentados, salgados e ácidos que ingere. Oleosidade e peso nos cabelos? Cobertura branca na língua? Talvez trigo, leite e horas de sono em excesso estejam presentes em demasia na sua vida.

O Ayurveda ensina que cuidar dos cabelos não é apenas escolher um bom xampu. Essa ciência compreende que todo o alimento que ingerimos, depois de digerido, nutre um tecido após o outro, até que complete o ciclo dos sete tecidos. O tecido ósseo é o quinto a ser nutrido e seu bom funcionamento depende do alimento ingerido e do metabolismo de cada um dos tecidos anteriores. Os cabelos, assim como as unhas, são para o Ayurveda a excreção do tecido ósseo. Assim é facil constatar que, se nutrirmos adequadamente esse tecido, ele terá bom produto para ser eliminado, ou seja, cabelos e unhas fortes. O cuidado interno tem resultados lentos e profundos, mas também é importante atuar de fora para dentro. O uso de óleos, infusões e massagens para tratar os cabelos promove ação externa, sem efeito prolongado, mas com resultados imediatos positivos.

Os cinco elementos e os doshas (biótipos)
Quem tem os elementos ar e éter predominantes na constituição precisa ter cuidados especiais com o tecido ósseo, ficando atento à alimentacão, digestão, exercício fisico, temperatura e umidade do ambiente. Esse é o indivíduo vata. Cabelos tipicamente vata são ralos, leves, quebradiços, escuros, ásperos e com tendência ao ressecamento. Além do cuidado com a nutrição dos tecidos, é importante que o vata nutra diretamente os cabelos, não com cremes, pois esses, segundo o Ayurveda, podem bloquear os srotas, que são canais importantes do organismo, e sim com óleos de origem vegetal, prensados a frio. Nesse caso, o de gergelim é o mais adequado, pois tem potência aquecedora e nutritiva. Os vatas que têm uma porção pitta forte em sua constituição podem sentir um pouco de irritação no couro cabeludo devido ao calor do gergelim. Diminuir a quantidade e não aplicar na raiz geralmente resolve; se não, o jeito é suspender o uso. Se a sensação for agradável e gerar alívio, pode deixar o óleo agir na cabeça por bastante tempo, lembrando de não tomar friagem. O efeito do óleo na cabeça para quem é vata é bastante benéfico e se acompanhado de massagem nos marmas (pontos vitais), ainda melhor.
A maneira mais eficiente de nutrir e purificar os tecidos, cabelos e todo o organismo, são os tradicionais enemas ayurvédicos. O intestino grosso é a sede do elemento ar e nutre diretamente o tecido ósseo, por isso a eficiência do tratamento. Existem enemas (introdução de água e medicamentos líquidos no organismo por via retal) caseiros feitos com óleo de gergelim, água morna e sal de rocha que são práticos e cumprem a função. Um bom programa de nove aplicações trata e previne.

Pessoas pitta tendem a ter o cabelo fino, ralo, liso, claro, macio, com propensão à calvície e a ficarem grisalhas prematuramente. Têm em sua constituição a predominância do elemento fogo, que em excesso pode gerar irritação na raiz do cabelo. Procedimentos de ação local como aplicar o gel da babosa (aloe vera), pó de sândalo com água mineral (faz uma pasta) ou fazer nutrição com óleo de coco geram alívio imediato. O óleo só não pode permanecer por muito tempo nos cabelos. O suco de babosa também pode ser ingerido diariamente, conforme dosagem recomendada pelo médico ou terapeuta ayurvédico. Existem algumas contra-indicações ao uso dessa planta, e é importante observá-las antes do uso. Algumas delas são: gravidez, fluxo menstrual abundante, amamentação e casos de hemorragias internas.
Nos casos de dermatite ceborreica, que é sintoma de toxina pitta acumulada, algumas sessões de shirodara (terapia com fluxo de óleo continuo sobre a testa de um mistura medicinal à base de óleo morno) com buttermilk ou leite puros ou preferencialmente medicados com brahmi (pode ser substituido pela centelha asiática), trazem resultados surpreendentes.  Outra medida eficaz para tratar cabelos pitta é fezer, uma vez a cada 15 dias, monodieta de sucos de clorofila (folhas verdes escuras) com uma pequena fatia de gengibre.

Receita para tratar dermatite ceborreica, refrescar a cabeça duarante o verão e pacificação da irritabilidade pitta: ferva 500ml de leite integral de qualidade com uma mão cheia de folhas de centelha asiática por três minutos. Espere esfriar, coe, lave a cabeça com esta decocção e em seguida lave com água em temperatura ambiente. Repita a cada três dias.

No caso de pessoas pitta, a ação direta do sol é um dos grandes inimigos da beleza capilar. A pessoa naturalmente já é quente e os raios solares potencializam o calor, desequilibrando o dosha. Proteger toda a extensão dos cabelos com um chapéu e mantê-los hidratados é fundamental. Com isso os pittas saem ilesos da sensação desagradável de queimação e irritação no couro cabeludo e do ressecamento na região das pontas.

Para os kaphas, que freqüentemente têm cabelos oleosos, ondulados, escuros, brilhantes, grossos e abundantes, é importante o estímulo da raiz dos cabelos. Shiro abhyanga, massagem com um bom óleo ayurvédico, seguido de fricção suave com pó de cálamo, pó das folhas de manjericão ou pó de eucalipto estimula e equilíbra a oleosidade, promovendo leveza. Quem é kapha tem predominância de água e terra no corpo e natureza “fria”, então não pode permanecer com óleo por muito tempo na cabeça. Após a massagem deve tomar um bom banho para que não haja retenção de óleo em excesso e obstrução dos canais. Jejuns semanais à base de chás digestivos como a combinação de dente-de-leão e gengibre alegram o kapha e auxiliam na perda peso e é um bom desintoxicante.

Cuidados com o verão
Entenda o que acontece com você: o verão costuma ser quente e úmido, o que desequibra os elementos fogo e água, mas ficar exposto ao sol seca o elemento água e agrava ainda mais o elemento fogo. Podemos estar sob o efeito do clima do verão e/ou sob o efeito do excesso de sol. Mais um dado importante: durante o inverno acumulamos toxinas por causa do frio e quando a primavera e o verão chegam essas toxinas, devido ao calor, se fluidificam e começam a circular pelo organismo. É o período em que vêm à tona letargia, crises alérgicas, inchaços e mais um tanto de doenças, inclusive, oleosedade nos cabelos, irritações no couro cabeludo e caspa. Outro fato que afeta os cabelos são os raios de sol, estes secam o elemento água gerando ressecamento, irritações e obstrução dos póros.

Alimentação
Não dá para pensar em ayurveda sem cuidar da alimentação. Já que muitos dos problemas capilares que ocorrem nessa estação estão ligados ao acúmulo de toxinas, uma boa dica para um verão melhor é ingerir com maior frequência alimentos verdes, amargos e adstringentes, que auxiliam na eliminção das toxinas e purificam os elementos fogo e água. Os pittas com dermatites e irritações podem comer esses alimentos crus e a vontade, os kaphas com excesso de oleosedade e peso devem comer com mais de moderação, levemente cozidos e associados a picantes fortes como pimenta do reino, os vatas com os cabelos ressecados e quebradiços devem comer estes alimentos levemente cozidos, utilizando óleo vegetal crú e condimentos suaves como o cominho, gengibre, canela e cardamomo.
 
DICA:

Procure uma boa clínica ou um bom terapeuta ayurvédico e faça um programa de shirodara. Caso tenha acesso a bons óleos ayurvédicos e não tenha certeza do seu dosha opte por uma das três opções abaixo, pois além de excelentes, são tridoshicos.
·    Óleo de amla
·    Óleo de brahmi e tulasi
·    Óleo de bhringaraj
RECEITAS: 

Suco de babosa

Ingredientes:
Uma folha bem suculenta de babosa, de preferência daquelas que têm pintinhas amarronzadas e os espinhos laterais são mais “gordinhos”.

Preparo:
Corte a base da folha (se considerarmos que ela é triangular essa é a base do triângulo) e deixe escorrer por alguns minutos uma substância esverdeada que não é própria para o uso.
Com um corte longitudinal remova os espinhos laterais e descarte-os. Introduza a colher na pequena faixa da polpa, na lateral da folha, que ficou exposta com a retirada dos espinhos. Vá raspando com a colher até que as duas metades da folha se separem e toda a polpa seja removida. Não raspe demais pois, entre o gel e a parte verde existe uma substância que pode causar irritação.
Bata o gel no liquidificador e guarde na geladeira em um vidro escuro bem fechado.

Infusão de Alecrim
Trata queda de cabelo e caspa. Bom para vata, kapha e pitta moderadamente

Ingredientes::
600ml de água
Um maço pequeno de alecrim, de preferência contendo flores

Preparo:
Ferva 600ml de água
Acrescente um punhado de flores e folhas frescas de alecrim, de modo que o chá fique bem concentrado.
Coloque na jarra, espere esfriar e enchágue o cabelo no banho, após a retirada do condicionador. Caso apareça irritação local diminua a concentração do chá. Se não melhorar suspenda o uso.

É válido lembrar que não existem corpos iguais. Reações diferentes podem ocorrer com o uso de uma mesma erva em pessoas diferentes pois são inúmeros os fatores individuais que as desencadeiam. O ayurveda não é uma ciência que trata sintomas, ela olha sempre para o todo. Existem receitas básicas para os doshas, mas o bom senso e a auto observação são posturas fundamentais ao processo de cura.


Preparado de gengibre para melhorar a digestão
Ingredientes:

3 colheres de sopa de suco de gengibre
3 colheres de sopa de suco de limão
5 colheres de chá de açucar cristal orgânico
1 colher de chá de sal marinho

Preparo:
Ralar o gengibre na parte mais fina do ralador e coar a polpa com um pano ou peneira para extrair somente o caldo e adicionar aos outros ingredientes. Pode ser guardado em um vidrinho com conta gotas para ser levado na bolça. Tomar ao longo do dia, principalmente ½ hora antes das refeições. Dentro da geladeira dura até 3 dias.

As receitas abaixo são adequadas para a nutrição do tecido ósseo e contribuem para o crescimento de cabelos saudáveis quando aliadas à boa digestão. Um mesmo alimento pode ser néctar ou veneno dependendo de como é digerido.

Suco de folhas verdes
Ingredientes

4 folhas de rúcula
2 galhinhos de agrião
Uma fatia fina de gengibre
250 ml de água

Preparo:
Bater no liquidificador e tomar logo em seguida.


Leite “boa noite

Ingredientes:
250 ml de leite integral tipo A de boa qualidade
1 colher de chá rasa de açafrão da terra em pó(cúrcuma)
1 colher de chá de cardamomo em pó
Açúcar mascavo ou cristal orgânico a gosto
Uma pitada de noz moscada ralada

Preparo:
Misturar todos os ingredientes e ferver por alguns minutos.
Tomar antes de dormir.


É muito bom para nutrir o tecido ósseo além de proporcionar uma boa noite de sono. Mesmo pessoas que não costumam tomar leite podem tentar essa versão, pois os temperos ajudam a quebrar a lactose e promovem um sabor especial.

Enema caseiro:
Ingredientes:
1 copo americano de óleo de gergelim
1 copo americano de água morna
1 pitada de sal de rocha ou sal marinho

Preparo:
Misture bem os ingredientes e coloque em uma pera de irrigação vaginal. Deite sobre o lado esquerdo do corpo dobrando a perna de cima e estendendo a de baixo. Respire pela boca e introduza cuidadosamente no ânus. Após a entrada do óleo mantenha a pera pressionada até que seja totalmente retirada do ânus para que o óleo não retorne. Caso tenha sobrado óleo na pêra repita o procedimento. Quanto maior o tempo de retenção do líquido no intestino, maior o efeito da nutrição. Existem também enemas de ação mais profunda feitos com sonda. Esses são realizados por terapeutas e médicos em clínicas ayurvédicas especializadas.

Gil e Máira são terapeutas ayurvédicos. Dão consultoria para novas clínicas e atendem pelo Brasil a fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...