Ayurveda – Conselhos de Outono para se manter equilibrado! :)



Há medida que mudam as estações, os nossos corpos requerem diferentes tipos de alimentação e de modo de vida para se manterem equilibrados. A natureza não se adapta a nós, nós é que temos de nos adaptar à natureza!



O Outono é predominantemente uma estação fria onde o Dosha Vata domina o interior e exterior do nosso corpo. Vata é predominante nos elementos ar e espaço, dando-lhe as suas qualidades, como leve, frio, seco, áspero e de movimento. A qualidade de movimento torna o Vata Dosha o mais poderoso, capaz de agravar  Pitta e Kapha quando desequilibrados.
Vata é responsável por todo o movimento do corpo, impulsos nervosos, eliminação de resíduos, na fala, respiração e outras funções com relação ao movimento. O seu local principal no corpo é o intestine grosso, portanto inchaço e gases são muitas vezes os primeiros sinais de agravamento. Outros sinais incluem pele seca, prisão de ventre, apetite irregular, falta de sono, stress e cansaço. Como o Outono é uma altura onde estamos especialmente vulneráveis às agravações de Vata, devemos ter cuidados redobrados.



Para equilibrar Vata, devemo-nos focar numa alimentação e modo de vida em que predominem as qualidades opostas. Três palavras-chave são ”grounding” (podemos dizer como que é importante estarmos “terra a terra”, responsáveis, focados, tranquilos, sólidos na nossa estrutura de vida e de modo de estar :)), calor e rotina. Por exemplo, factores como nutrição e hidratação compensa a frieza e a secura; rotina e quietude compensam a qualidade do movimento. É importante equilibrar o Vata durante todo o ano claro, especialmente se é o nosso Dosha predominante. Contudo, todos temos de prestar atenção ao Vata no Outono.

Aqui estão algumas dicas para nos mantermos equilibrados durante o Outono e início de Inverno:

  1. Devemo-nos focar numa alimentação quente e nutritiva, rica em bons óleos e ghee, com especiarias como gengibre e cominho. Começar por ter um pequeno-almoço quente e nutritivo (pode ser aveia, maça cozida, etc), seguido de sopas, guisados de legumes, chapatis, kitchari (refeição de arroz e dhal – ver vídeo em baixo) e muitos chás quentinhos de ervas.  O fim do dia pode ser feito com leite mormo biológico com gengibre, noz-moscada e um pouco de mel (cru de preferência) para ajudar no repouso. O Vata aumenta através dos sabores adstringentes, amargo e pungente, devemos então evitar o excesso destes sabores em comida como por exemplo crus, muesli secos, ervilhas, milho, cafeína e sanduiches. Devemos minimizar toda a comida seca, áspera, dura e fria. Comidas e bebidas frias e geladas nunca são boas, mas devemos ter o cuidado de especialmente evita-las no Outono.
  2. Ter atenção redobrada nos cuidados com a nossa pele devido à natureza seca de Vata. Devemo-nos conceder e presentear com uma auto massagem diária com óleo de sésamo morno. Começar com as plantas dos pés e ir subindo até á cabeça massajando o corpo com movimentos amplos ao longo dos músculos e circulares em volta das articulações. Massajar sempre a zona da barriga com movimentos horários – para cima e para o lado direito e para baixo, para o lado esquerdo. Devemos deixar o óleo durante algum tempo de preferência, 10m, e depois tomar banho ou duche. Uma massagem diária ajuda também na dilatação da superfície da pele, eliminação toxinas, na movimentação da linfa, etc (ver também receitas de máscaras caseiras de Outono num outro post :)
  3. Manter uma regularidade na hora das refeições com o almoço como refeição principal, e um jantar mais leve que deve ser o mais cedo possível. Devemos tentar nos levantar e ir dormir o mais possível à mesma hora. Também, é uma boa altura para introduzir uma certa regularidade no local de trabalho com pausas regulares, ir bebendo ao longo do dia chás de ervas e não trabalhar em demasia.
  4. Aumentar a quietude no nosso dia a dia e ter tempo de nos conectarmos connosco.  Vata é agravado por sentimentos como medo e insegurança por isso devemos ter tempo para tomar conta de nós.  É também agravado pelo excesso de movimento. Tudo o que reduza a quantidade de nos movimentarmos em demasia, as pressas, viagens, tudo isto que faz bem parte do nosso dia-a-dia nas nossas vidas, como: dar um simples passeio, fazer práticas de yoga calmas, meditar, escrever, Estar…Amar! :) Um Bom Outono! :)



Video de como fazer o super alimento kitchari! :)

Kitchari - The Original Happy Meal from Doctor Blossom on Vimeo.

 

Inspiration AyurvedicYogi! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...